20.5.08

APASCENTANDO OVELHAS OU ENTRETENDO BODES?

Este foi o tema de um artigo de um dos maiores pregadores e pastores batistas na Inglaterra - Charles Spurgeon. Ele fez história com a sua igreja, Tabernáculo Metropolitano, e seu ministério junto a escola para jovens com vocação ao ministério pastoral.

Spurgeon vivenciava em seu tempo a dificuldade de alguns "cristãos" que não gostavam de serem apascentados, mas entretidos. Em seu artigo ele chega a ser irônico quando fala que Jesus não mandou Pedro ir atrás de quem não queria segui-lo por não entender a natureza do Reino de Deus. "Eu não escuto [Jesus] dizer: corre atrás deste povo Pedro, e diga-lhes que teremos um estilo diferente de culto amanhã; algo curto e atrativo, com uma pregação bem pequena. Teremos uma noite agradável para eles. Diga-lhes que, por certo, gostarão. Seja rápido Pedro, nós devemos alcançá-los de qualquer jeito!" Com isso Spurgeon queria dizer que ele não trairia o evangelho de Cristo para entreter aqueles "cristãos" que se parecia mais com bode do que com ovelha.

Parece que não foi somente na época de Spurgeon que a figura de Cristo não era mais suficiente. Como dizem os historiadores, "a história sempre se repete", e estamos vendo o mesmo desafio que Spurgeon teve - apascentar ou entreter?

O fato é que a cruz de Cristo e a maneira do nazareno viver não chama mais atenção. Vivemos em um universo religioso pirotécnico - o show da fé. É preciso aparecer, mexer, sentir, chorar, gritar, pular, sem essas expressões não se comprova a "presença de Deus".

Os "cristãos de hoje", ou os bodes, procuram entretenimento para "aumentar a fé". É preciso ver "milagres" para que, de fato, tenha fé. Bem, se fé é algo que depositamos em Deus por meio de Cristo, e essa experiência só é possível por meio da fé, ou seja, não vemos Jesus Cristo e muito menos Deus, mas cremos, agora estão dizendo que é necessário ver alguma coisa para "aumentar a fé?"

Os bodes, aqueles que procuram entretenimento, são autênticos consumidores religiosos. Onde têm um movimento, se encontra um que busca entreter a sua fé. Isso porque ele não consegue entender que a sua fé é entre ele e Deus, e por isso sai em busca de mediações para "aumentar a fé".

O lado decepcionante de quem busca o entretenimento da fé, é que sempre estará em busca de algo, e quando não encontrar mais perceberá que não tinha "fé". Já para aqueles que se apropriaram da experiência com Deus por meio da fé em Cristo Jesus, e que, portanto, a figura de Cristo basta, estes estarão sempre revivendo o caminho da cruz e a presença do ressuscitado no meio da sua Igreja - quer milagre maior do que este?

Apascentando ovelhas.

Nenhum comentário: